Todo mundo já sabe que Lula tem um tumor. A grande mobilização para que Luiz Inácio trate de sua doença no SUS tomou conta da internet no fim de semana. Eu concordo! Acho que Lula deveria se tratar no SUS. Mas a escolha é dele e de sua família. Onde ele vai se tratar não me compete. Mas acho que o ideal mesmo seria Lula se tratar no SUS. Afinal, não é qualquer rede de saúde que tem 98% de aprovação, como o Instituno Nacional do Câncer. Seria uma excelente oportunidade de ver Lula bem muito em breve. 80% dos casos de câncer no Brasil são tratados pelo INCA, que, para os bem informados, é integrante do Sistema Único de Saúde.

O que eu não aguento é ver gente pseudo-politizada repetindo um mantra de “morra logo” ou “castigo divino” sem um pingo de senso crítico. Como se não fosse impactante e doloroso o bastante uma pessoa ter um tumor, ainda ter que se deparar com a pior face do comportamento humano é no mínimo para se perder a fé nas pessoas.

Vocês se julgam os mais politizados do mundo ao ordenarem Lula buscar a cura pro seu tumor no SUS. E o argumento é tão e somente esse. Não existe desenvolvimento. Pois bem, alguém me explica qual o motivo de não terem feito o mesmo quando Itamar Franco, ex-Presidente do Brasil tal qual Lula, não ter recebido o mesmo ‘manifesto’; ou Ruth Cardoso, ex-primeira dama do Brasil; não ter sofrido o mesmo tratamento antes de morrer? Ainda temos o exemplo de José Alencar, que era vice-presidente enquanto tratou de um câncer por anos.

A questão é: se Lula se tratar numa rede particular será criticado por “não acreditar no SUS”. Caso ele resolva seguir o conselho de vocês, será criticado porque “tem dinheiro, poderia muito bem se tratar num hospital particular e não tirar a vaga de um pobre”. Por um acaso vocês esquecem que Lula já foi bem mais pobre que qualquer um de vocês que hoje (em boa parte, graças a ele) podem fazer essa piadinha maquiada de manifesto?

Sou eleitor de Lula. Tenho muito orgulho de ter feito um operário nosso Presidente. E o melhor presidente que esse país já viu. E por duas vezes. Justamente por isso, tenho criticas severas ao seu governo. Mas o momento não é de pisar na dor de alguém por ambições políticas e joguetes de interesse. Acho uma imbecilidade retumbante utilizar disso como muleta política. Ainda mais para quem acha que sabedoria política é meramente trocar avatar no Facebook e dar “Sim, eu vou” em eventos como ‘manifesto virtual contra sei lá o que’.

E no fim disso tudo, eu tenho certeza que esse tumor do Lula vai ser só uma marolinha pra aquele que, num país que não tem sistema efetivamente público de saúde, foi chamado de “o cara”.

 

Anúncios

Comentários em: "E você? Que tal ir se tratar?" (10)

  1. Lais Teixeira disse:

    O discurso partidário está aí: piadinha disfarçada de manifesto. Não gente, só existe piada porque o SUS é uma piada realmente. Cara, 80% das pessoas se tratarem em um hospital público, lógico, não temos poder desses 80% se tratarem no Sírio… rs. Não acho que é um argumento que justifique essa superioridade.
    Acho justo, desde sempre, político, qualquer um, se beneficiar somente dos serviços públicos… Nós elejemos eles para que trabalhem para nós e depois de eleitos deixam de fazer parte, na maioria das vezes, da mesma classe social que nós pelo salário que irão receber, então, como podem julgar o que é bom ou ruim? Falar, até papagaio fala, agora na prática, a verdade é outra. Concordo com você sobre a falta de respeito por parte de algumas pessoas que estão lidando com a situação da doença de maneira estupida e com ofensas incabíveis. Outra, Itamar e Lula são pesos distintos, por isso essa repercussão agora, não sejamos ingênuos. Da mesma forma, para exemplificar, a piada com Wanessa. Tem mais peso com ela ou comigo?
    Por fim, acho justíssimo Lula se tratar no SUS até porque foi ele mesmo quem afirmou a excelência do sistema. Se o ex-presidente fosse um empresário, por exemplo, e nós quiséssemos que ele se tratasse no SUS, isso sim seria uma demagogia, agora, enquanto político, volto a dizer, acho justo e não vejo crueldade, mas sim, uma verdadeira demagogia por parte dele.

  2. Isso de “castigo divino” não ofende só ao Lula e sim às milhões de pessoas que já tiveram câncer e seus familiares, como eu, que tive os quatro avós já sofrendo com essa doença, sendo dois deles muito bem tratados pelo INCA.

  3. Como é triste perceber a crueldade implícita nos comentários e brincadeiras referentes à doença do ex-presidente Lula. Tentemos nos colocar no lugar dele e imaginar o tipo de emoção, perplexidade, dor, medo e apreensão diante do diagnóstico de uma doença tão séria. Se por acaso fossemos nós os acometidos por tal doença, como gostaríamos de ser tratados? Que palavras gostaríamos de ouvir? Que textos gostaríamos de ler?

    Ao agirmos com pequenez e crueldade plantamos uma semente que poderá transformar-se em dor futura para que possamos nos redimir e assim evoluir aprendendo a não ser tão mesquinhos.
    Como pretendemos ser habitantes de um País mais avançado se somos arcaicos em nossa essência?
    Não importa se o doente é um Chefe de Estado ou um coletor de lixo, tornamo-nos vis e menores do que os resíduos de lixo coletados quando sorrimos diante da dor alheia.

    Eduardo de Paula Barreto

  4. Perfeita sua argumentação, concordo com tudo, e sinceramente, nao entendi nada dessa conciencia politica fora de hora, e fora de lugar. Antes de ser politico, o Lula é uma pessoa, que está passando por um momento terrivel para ele e a familia, não sei como alguem pode tripudiar sobre isso.
    Gostei daqui, posso voltar sempre?

  5. Essas campanhas de redes sociais geralmente já são indigestas. Quando você “”brinca”” com a saúde e a vida de alguém, então, dá mais nojo ainda…

  6. Quero ser seu amigo. Posso? Sério. São tão poucas as pessoas com quem eu concordo hoje, e você é um deles, viu? E sobre o SUS ser um “castigo” ou um política pública falida (conceito que já começa errado) E ainda instituída pelo Lula (não foi ele que implantou, o que até seria uma honra a mais para ele, na verdade) é de uma mesquinhez atroz. Uma burguesia pseudo-politizada, fruto de uma ditadura alienante e de um neoliberalismo esmagador, que ao julgar de hipócrita a “esquerda” por ser corrupta ou por “não acreditarem naquilo que defendem”, não se dão (ou não querem, como hipócritas que são) conta de que todos os governos foram tão ou mais corruptos do que o dele. O Lula e alguns seus “companheiros” de fato incorporaram ou foram incorporados pela corrupção, mas nem por isso deixaram de fazer um governo que MELHOROU E TORNOU, PARA MUITOS, e sem precedecentes na história, esse país mais digno. Não defendo a corrupção, mas não se pode deixar um ser humano passando fome, aonde quer que seja nesse país, para depois se “limpar a sujeira” secular e arraigada em nome da qualquer ideologia. Humanidade, gente, por favor! É urgente!

  7. Desculpe-me. Quis dizer se limpar a sujeira antes de se alimentar um ser humano (no caso, milhares deles) em nome de qualquer ideologia. Tamanha a raiva que atropelo meu pensamento e meu português…

  8. roseane disse:

    Aqueles que tanto estão repudiando em cima de algo tão melindre,não esqueçam:ninguém está ou é imune a esta doença.Pense em vc…pense em seus familiares.Deixemos as picuinhas de lado e comecem a olhar o lado humano.Destilar seu veneno neste momento,correrá o risco dele vir a cair no seu próprio copo.Faça algo de bom…limpe sua alma…viva com paz!

  9. Cybele disse:

    excelente. parabéns.

  10. Parabéns pelo texto!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: