Caro futuro ex-deputado Jair Bolsonaro,

Espero, sinceramente, que você leia esta carta e já esteja muito longe do poder.  Por isso me recuso a usar qualquer pronome de tratamento com você. Até porque, bem na verdade, o senhor não merece qualquer tipo de tratamento diferenciado, afinal, defende que não existam diferenças, uma vez que a constituição brasileira é igual para todos, não é?

Fere meu orgulho de ser brasileiro ver alguém como o senhor representando o meu estado do Rio de Janeiro em Brasília. Fere, primeiramente, por ver que o senhor está no poder há vinte anos sustentando o mesmo discurso nazi-fascista. O senhor, deputado, não defende os valores da família. O senhor defende tudo que há de mais errado na nossa sociedade. O senhor defende o preconceito, o desrespeito, o desprezo e a violência. São seis mandatos consecutivos propagando o ódio.

É, no mínimo, revoltante ver que alguém como você, que está na Câmara dos Deputados representando o povo brasileiro, tenha esse tipo de discurso. Será que o povo brasileiro é um recorte do seu comportamento? Será que o povo brasileiro concorda em não entrar em um avião pilotado por um aluno cotista? Será que o povo brasileiro pediria ao médico, antes de qualquer procedimento, que desse uma prova de que não é cotista? O que o senhor, em vinte anos como deputado federal, fez para reverter a necessidade de cotas raciais ou sociais? Quanto o senhor já gastou de seu tempo modificando as políticas sociais do país e pedindo melhorias na educação? Acho que o senhor estava ocupado demais pescando com seus filhos e posando para seu site com um belo uniforme militar para se preocupar com suas reais obrigações com o país.

Jair, entenda, se hoje o Brasil está “desse jeito”, como o senhor reclama, a culpa é única  e exclusiva do processo ditatorial que passamos por anos nestas terras. Ou seja, se hoje existe o desrespeito a familia, e pessoas precisando “levar uma boa surra”, a culpa é sua. A culpa é do silêncio que seus amigos propagaram no país. Esse grito que fazemos todos os dias nada mais é que o trauma pelos desprezíveis anos que passamos sob o jugo da censura e da tortura.

O senhor diz que não tem filhos gays porque os deu uma boa educação e sempre esteve presente na infância deles. Ora, deputado, acredite, meu pai me deu uma educação exemplar. Coisa que muito me orgulho. E sempre foi presente. Sempre foi preocupado com minha educação e sempre esteve ao meu lado. Meus pais são casados até hoje, sempre vivi num lar de cultura hetero-normativa como o lar que o senhor propõe a toda familia brasileira, e curiosamente, sou homossexual. Talvez meu pai não tenha sido tão presente quanto o senhor. Talvez porque ele precisava ter dois empregos enquanto a ditadura estava no país. Talvez porque meu pai nunca ganhou pensão como militar, nunca ganhou décimo-quarto e décimo-quinto salários e outros benefícios. Talvez porque meu pai precisou esconder seus ideais quanto tinha a minha idade, pois teve centenas de amigos presos e torturados, muitos deles, desaparecidos até hoje, enquanto o senhor se esbaldava no manjar da ditadura militar. Perdão. Durante o governo militarista, fruto da heróica revolução de 1964. Saudades do Geisel, não?

Deputado, acredite, nós homossexuais não queremos ser “tolerados”. Tolerar é muito pouco. Queremos que o discurso do senhor, que a constituição é igual para todos, seja válido. Queremos ter os mesmos direitos que o senhor. Queremos poder casar, queremos nos divorciar, queremos ter direito a pensão, direito visitas íntimas quando um companheiro estiver preso, e tudo mais que o senhor desfruta hoje e eu não. Já disse Saramago: “Tolerar a existência do outro e permitir que ele seja diferente ainda é muito pouco. Quando se tolera, apenas se concede, e essa não é uma relação de igualdadade, mas de superioridade sobre o outro. Deveríamos criar uma relação entre as pessoas da qual estivessem excluídas a tolerância e a intolerância”.

Não, Jair. A nação não ruirá com os valores familiares do séculos XIV caindo por terra. As estruturas familiares hoje vão muito além das aparências que o senhor sustenta. Hoje o Brasil conta com um incrível número de mães solteiras, casais divorciados e casais homossexuais, com seus filhos, e outras tantas estruturas familiares que vão muito além dos adesivos de familia feliz colados nos pára-choques de carros. Nem por isso nosso Estado está arruinado. Pelo contrário, aqueles que lutaram contra a ditadura que o senhor apoiou e brindou a morte de tantos, trouxeram um país muito mais próspero. A fase mais próspera da economia brasileira.

Dentre todas suas declarações, todas extremamente equivocadas, a que mais me choca é ver a sua opinião sobre ter uma nora negra. Receber uma mulher negra em sua família é um ato promíscuo? Em sua resposta a Preta Gil, filha de um exilado político da Ditadura, mulher e negra, o senhor desrespeitou, em uma única frase, três setores da sociedade. Qualificar a paixão como falta de educação foi um duro tapa na cara. Por mais que muitos tenham boa vontade e acreditem que o senhor não entendeu a pergunta, ou que a edição tenha prejudicado, eu acredito sim que o senhor acredite que uma mulher negra, filha de rebeldes da ditadura militar, seja uma promiscuidade. Isso é uma ofensa a todos aqueles que se solidarizam com as vítimas da ditadura, com todas as mulheres e todas e todos os negros deste país. Acredite, é bastante gente. Muito mais que os militares que o senhor defende. Muito mais que os míseros 120 mil eleitores que o senhor conquistou em 2010.

Não, Jair Bolsonaro. O senhor não me representa. O senhor representa apenas os equívocos que esse país já cometeu. Representa o retrocesso. Representa a necessidade de cotas, que o senhor tanto critica, representa a escravidão, o silêncio, as masmorras e todas as atrocidades já cometidas nesse país.

O senhor, futuro ex-deputado Jair Bolsonaro, representa tudo que o Brasil hoje mais abomina. E todos os 120 mil eleitores que o colocaram em seu sexto mandato são totalmente responsáveis por esse grotesco show de horrores protagonizado em nossa recente democracia. Irônico um ex-militar que apóia e se diz saudosista da ditadura depender tanto da democracia pra viver,  não?  São 120 mil pessoas que pregam o racismo, a homofobia e a misoginia. Espero, do fundo do meu coração, que o senhor leia isso. E não quero nada além de esclarecimento ao senhor. Jamais desejaria tortura ou a morte a alguém como você. Você merece a tortura pessoal e psicológica de ter um dia usar sua língua como seu chicote.

Atenciosamente

João Márcio Dias de Alencar.

Anúncios

Comentários em: "Carta aberta ao Deputado Jair Bolsonaro" (148)

  1. O texto está legal, bem escrito e sincero. Mas você jogou tudo por água ao escrever a seguinte frase: “E todos os 120 mil eleitores que o colocaram em seu sexto mandato deveriam ser responsabilizados judicialmente por seus atos descabidos”. Ora, mas não foi justamente pelo direito de votar que “lutaram contra a ditadura” (citando)? Se ele foi considerado apto a se eleger, qualquer cidadão carioca tem o direito de votar nele sem qualquer tipo de represália. Quem votou nele deveria ser responsabilizado judicialmente baseado em quê? Você escreveu essa frase de forma extremista, ferindo tudo que até então pregara e se igualando a quem critica.

    • Rick, você tem razão. Eu exagerei na frase. Mas o intuito é mostrar que temos responsabilidade sim por aquilo que ele fala. Se demos a ele o poder de ser Deputado Federal, temos nossa enorme parcela de culpa. O sentido figurado ficou muito agressivo, você está coberto de razão. Atualizei o texto por conta do seu comentário bastante pontual. Obrigado pela contribuição 🙂

    • João disse:

      Eu ia dizer o mesmo, tirou as palavras da minha boca… Vi até um certo sensacionalismo no texto, no mais, ele defendeu o que acha correto, apesar de eu discordar. Hoje os homossexuais não buscam direitos iguais, buscam super direitos, os quais, sobrepoe aos demais, ou seja, beneficio de poucos em detrimento dos demais.

      • Claudia disse:

        Olha só, sou gay e jamais pensei em ter mais direitos que qualquer outro ser humano nesse mundo… o que eu não suporto mais é ter MENOS diretos que os heterossexuais. Quero ter principalmente o direito de amar quem eu quiser e poder contar para todo mundo!!!

    • Tiago Santos disse:

      vc é gay… deve ter sido o orgulho do “papai” né..?
      Qdo vc nasceu “papai” ficou mó feliz e deu a noticia a todos: “NASCEU É GAY”!!
      Que maravilha eim…. Contra o Racismo sim, mas que me descupem os gays que querem a toda maneira nos empurrar o homossexualsimo. Brasil livre do Racismo mas com Liberdade de Expressão.
      Vcs gays querem proibir todos de criticarem, ou seja, governo pode ser criticado, time de futebol tbm, bandidos tbm, atores tbm, BBB tbm, mas vcs não…. é brincadeira né.!!!

      • Bem, Tiago, eu não sou orgulho do papai por ser gay. Assim como não seria por ser hetero. Sou o orgulho do papai por trabalhar desde os 16 anos, sou o orgulho do papai por ter entrado em décimo lugar numa faculdade pública mesmo tendo estudado a maior parte da minha vida num colégio público. Sou orgulho do meu pai por ser um homem honesto e que não teme ser repreendido por seus ideais. Sou orgulho do meu pai por motivos muito maiores do que com quem eu durmo ou deixo de dormir. O ser humano leva a sexualidade como a coisa mais importante na vida de um homem, quando na verdade, nao representa absolutamente nada aquilo que faço ou deixo de fazer na intimidade do meu lar. Gays gritam por seus direitos. Pela igualdade. Para sermos iguais, como prevê a constituição. Aqueles que não toleram as criticas dos gays e usam esse discurso de “pode-se criticar tudo, menos a sexualidade” estão indo contra aquilo que pregam. Por que você não deixa de ser hetero, cara? Te dou todo o direito de criticar os homossexuais, mas pô, porque você não deixa de ser hetero. Que pouca vergonha. Onde já se viu, achar aceitável duas pessoas completamente diferentes se beijando. Um absurdo. [contém ironia]

        • Tiago Santos disse:

          Que bom que vc é o orgulho do Papai por esses motivos que citou aí.. e ainda bem que ele é seu Pai!!! imagina se vc fosse filho do Bolsonaro?
          Seu pai deve ser muito feliz com vc né.. afinal, todos os amigos dele tbm tem filhos que mordem fronha…
          Sexualidade não é tudo na vida de um homem, mas uma coisa é necessária a todos = “VERGONHA NA CARA” e “RESPEITO”… nos respeitamos vcs, afinal não vivemos insistindo para que vcs transem com mulheres, e nem tomamos decisão por elas.. já vcs querem ensinar as nossas crianças que é bonito ser gay!! que fique bem claro esse é o meu problema maior com os gays..
          Eu tenho amigos gays, mas como estamos em uma cidade pequena, eles ainda respeitam os cidadãos “NORMAIS”.
          Por aqui eles tbm são orgulho por trabalhar desde cedo, mas aqui não se começa aos 16, mas sim aos 12, 10, quando não menos….
          E se conheço um pouco desse mundo, existem palavras que não consigo conciliar são Homossexualismo, Prostituição e Honestidade… (é bizarro ve-las em uma mesma frase).
          Meus parabéns, pelo blog, pelo post, por uma das melhores discussões que vi ultimamente…

          • Rodrigo disse:

            Tiago… Meu jovem, talvez o respeito o qual você queria que os gays tenham, é o silêncio de serem o que é. Ou seja, se ninguém ficar sabendo, ou se eles andarem na rua e ninguém saber que é um gay, então isso é respeito. Agora eu pergunto a você, será que vocês respeitam alguma coisa? Todo mundo ataca os homossexuais, como se fosse somente nós os errados em tudo, quando isso não é verdade, poderemos citar coisas desde a época de jesus, até os dias de hoje, quem incitou a morte de Jesus foram os cristãos, pois Jesus trazia um outro olhar, o qual é o olhar verdadeiro de Deus, correto, mas ele foi morto por isso, e os cristão eram o que, religiosos e heteros. Lembre-se que Adolf Hittler era hetero e queria simplesmente que a raça ariana, seja lá o que ele queria fosse a dominante. Esquece você que em uma rua escura, é fácil você ver um monte de carros parados, e tem lá um casal hetero transando, sem respeitar quem poderá passar lá. Ou mesmo, numa festa amigos fazendo brincadeiras para discutir quantas garotas irão beijar numa noite só. Ou os amigos que ligam para o outro para dizer que pegou a menina, filha de uma família séria, transou com ela em todas as posições e fazendo comentários cheios de malícias. Isso são apenas várias formas de respeito. Primeiro não queremos forçar ninguém a nada, porém queremos respeito, e você vem falar em respeito diferenciado, o que você deixou claro é que você quer que o gay fique calado, e não deixe ninguém perceber que ele seja gay, pois se for, é errado, falta de respeito. E outra coisa, o mundo carcerário no Brasil de presos e presos é formado sua maioria por heteros. Maioria dos crimes, e roubos quem faz são os heteros. Se formos analisar isso, os heteros não valem nada? Claro que valem, já que não podemos discutir a sexualidade das pessoas e sim o caráter, estes que estão presos não tem caráter, roubaram, mas alguns fazem isso por que não tiveram chance de vencer na vida, o qual o Deputado Jair Bolsonaro não procurou nada para que isso acontecesse, estava mais preocupado com ele que com os outros. Então quando pedir respeito, peça de outra forma, e não que nos escondemos, como se fossêmos criminosos. O problema que vocês levam em conta o que a pessoa faz na cama, já que o homossexualismo é o sentimento pela pessoa do mesmo sexo, mas vocês levam tudo para o sexo da carne. Mente poluídas, nada mais, nada menos

      • Bruno disse:

        Então não queremos empurrar a HOMOSSEXUALIDADE, pra ninguem. Até mesmo porque o que queremos reinvidicar é os direitos que nos são tirados por simplesmente não transarmos com alguem do sexo oposto, simplesmente isso, queremos calar a boca dos que vão contra os direitos humanos, se vcs querem nos criticar então vão pro nivel da religião, mas o nosso pais ainda é LAICO e todos tem voz aqui, até mesmo nós gays.

        Eu só queria saber o porque incomoda tanto a vcs nossa vida sexual?

      • Claudia disse:

        Meu Deus!!! Como ainda existem pessoas como esse Tiago nesse mundo???? Sou e sempre fui o orgulho do papai de da mamãe, e sabe porque??? Porque sou uma pessoa feliz , trabalhadora e nunca fui preconceituosa , pequena e mediocre como você!!

        • Bigulim disse:

          Quer dizer que o Tiago não pode pensar como quer, tem de pensar como quer é? Por que vocês não param de tentar obrigar a sociedade a pensar como vocês querem? Inúmeras pesquisas mostram que a maioria dos brasileiros não acham o homossexualismo um fenômeno normal, isso não quer dizer que vocês são proibidos de fazer o que quiserem com a bunda de vocês! Mas parem de querer dizer o que as pessoas têm de pensar!

      • Samantha disse:

        Bolsonaro expôs a opinião dele, assim como vocês são sempre tão vocais na expressão de seus direitos. E outra: Se não quer ouvir, NÃO PERGUNTE!!! Graças a Deus ainda moramos num país onde se pode criticar e ter opiniões. Na sua cartinha você acusa o Deputado de “nazi-fascista” mas quem está impondo uma censura de opinião é você, meu caro.

        Um político expressa a sua opinião e o rebuliço está formado. Tenha santa paciência!!! Se bobear, é capaz até de isso gerar uma revolução! Agora: cadê essa mobilização quando Mensalões são desmascarados? Quando qualquer tipo de corrupção vem á tona? Pelo menos nunca ouvi desse Deputado (Bolsonaro) estar envolvido nos escândalos que REALMENTE definem o caráter e a podridão da política brasileira.

        Olha, vocês que me desculpem, mas pra mim, o mais triste disso tudo é ver como o homossexualismo tem se tornado algo tão normal, tão natural, tão correto. A IMPOSIÇÃO da aceitação desse desvio sexual especialmente pela mídia etc, está cada vez maior e isso é realmente MUITO triste… Ainda não tenho filhos, mas temo pelo mundo em que eles viverão. Pra onde irão os valores de FAMÍLIA -> PAI e MÃE (MACHO E FÊMEA) e filhos??

        Meu Deus…. Ainda bem que ainda temos alguma representação resistente à esse liberalismo sem limites. É o mundo chegando no fim MESMO!!!

        • É disso que tenho medo, das pessoas que acham que ele tá certo.
          Samantha, a família macho e fêmea já se acabou há muito tempo e não foi o homossexualismo que acabou com isso, ou será que ninguém pensa nas mães solteiras? O que está acabando, graças aos deuses, é o falso moralismo, a família de comercial de margarina que faz tudo para parecer que estão bem, mas na verdade, está cada um infeliz no seu canto. Aliás, homossexualismo não é uma coisa recente, nem nova, sempre existiu, só que antes o falso moralismo o cobria.

          Você acha o homossexualismo incorreto? Por quê? Os homossexuais machucam alguém? Eles estão fazendo algum mal? Só se for ao falso moralismo cristão.

          E o Bolsanaro já disse muitas vezes, em outras ocasiões, que é a favor da ditadura e só não assume o racismo (supremacia ariana), por que é crime. Isso não é ser nazista? Então, o que é?

          Ninguém quer tirar o direito de opinião de ninguém, mas toda opinião tem limite. E a Constituição, que dá liberdade de expressão, não diz que ninguém tem o direito de insultar outro alguém. É aquela máxima “O seu direito acaba onde o do outro começa”. Em outras palavra: você pode falar o que quiser, mas vai ter que responder, talvez na justiça, pelo que fala.

          Eu não sou homossexual, eu não sou negra (mas como toda brasileira tenho no dna), mas tenho amigos que o são, e sei da luta deles. E é muito fácil achar que não tem preconceito quando não te atinge, não é? Como mulher, você deveria se lembrar da luta daquelas que vieram antes de nós. Como mulher, você deveria pensar nos homens, que, ainda hoje, nos vêem só como objeto de decoração, trófeu.

          E para finalizar o já gigantesco comentário, ninguém quer que todos concordem com o homossexualismo, ou que se tornem homossexuais. Ninguém quer que você tome um banho de piche para ficar negro. Só é preciso respeitar TODAS as pessoas da mesma forma que VOCÊ quer respeito. Tão simples, tão utópico…

          • Tiago Rubens disse:

            Tem toda razão, deviam fazer novos comerciais com Margayrina. :p

        • Bruno Pereira Bueno disse:

          Samantha…é triste ver, que o que vcs defendem vai contra tudo o que as pessoas conquistaram. Pois é, pena que vcs não estão ligando para o mundo ao seu redor!!!
          Primeiro a HOMOSSEXUALIDADE se tornou algo anormal na idade media, quando o CRISTIANISMO dominou o mundo e matou tudo que ia contra aos seus principios, os mesmo principios que o Bolsonaro defende

        • Julio disse:

          Samantha, um político tem a obrigação de representar TODA a sociedade, não apenas seus eleitores.

          Isso se chama “A TIRANIA DAS MAIORIAS” e NÃO é democracia.

          Mesmo se ele é um político branco e heterossexual, ele tem a obrigação de representar, negros, homossexuais, mulheres, drogrados, quem quer que seja!

          Um político não pode incitar o preconceito.

          Entendeu porque ele, como Deputado Federal, não poderia falar o que falou?

        • Rodrigo disse:

          Pois é né minha querida. Porém se formos olhar os 20 anos que este homem esta no poder público, dizendo que é evangélico e tudo mais, ele não fez nada para impedir os mensalão, ou lutou contra. Ele não ajudou em nada, afinal de contas, ele esta recebendo o salário dele alto por sinal, para não fazer nada, e vc acha isso lindo né? Primeiro a sociedade tem que cobrar sim, concordo com seu argumento, mas quem se diz integro o tempo todo e para todos, por que em vez dele ir contra os homossexuais, ele não cria uma cartilha mostrando que são os corruptos de lá? Talvéz por que ele não é homem suficiente para ir contra estes corruptos, não é mesmo?

      • Tiago Santos disse:

        a todos vcs que criticaram, meus parabéns.. isso quer dizer que ainda existem pessoas que tem um posicionamento a respeito de seus ideais, assim como eu..!! eu sou moreno do cabelo pixaim, e não tenho vergonha é claro… mas acho o seguinte, gostaria que os gays fossem ficar uma semana no Irã, e fizessem por lá o mesmo que fazem aqui… dúvido!! me desculpem mas vcs só fazem isso aqui no Brasil porque no nosso país tudo acaba em pizza… e a vergonha na cara já não existe…. eu tbm vi que existem muitas pessoas que vão contra a Bíblia.. cuidado gente.. se vcs lerem a Bíblia tentem descobrir por que Deus destruiu as cidades de Sodoma e Gomorra!!!! Agradeçam por viverem no tempo da Graça e não no Tempo da Lei..

        • Claro, inclusive o povo do Irã, que segue o Alcorão. Tem também os judeus que seguem o torá, vão queimar no inferno, né? Do lado de Jesus que tmb era judeu (não é isso que a bíblia ensina)?
          Quem é mesmo que se acha o dono da verdade, Tiago?

        • Rodrigo disse:

          Tiago… Quer falar sobre Bíblia comigo. Pois bem. Vamos lá, o termo homossexual foi adicionado a Bíblia em 1949, não existia este termo lá, já que o Homossexual é a junção de duas línguas distintas, espero que isso já tenha entrado nesta cabeça sua. Pois bem, o fato é que além de incitar o ódio, ele usa o fato dele ser evangélico. Então vamos lá, se isso é pecado ou não, quem dirá isso é Jesus quando ele vier, porém eu nasci assim, desde pequeno, desde que me conheço por gente, já sabia que era diferente, não fui abusado sexualmente, não sofri repressão pela minha família, meu pai é militar, minha mãe dona de casa e religiosa e todos fomos criados da mesma forma, o engraçado que dos 5 filhos, dois são homossexuais e os dois notavam que eram diferentes, eu e minha irmã. Eu fui ter relação sexual com um homem aos 22 anos, fui casto até esta idade, pois eu sempre fui com calmo, não por que eu não me aceitava, mas queria que fosse uma coisa bem feita para ser sempre o ponto inicial perfeito. Nunca bebi, nunca fumei, não curto baladas, não gosto muito de festas, bebedeira ou algo do gênero. Se analisar o que disse, poderá ver que sou caseiro, e não curto de ficar em festas enchendo a cara como se fosse alguém que não tivesse obrigações, claro que se divertir as vezes é bom. Não sei o gosto de nenhuma bebida que contenha álcool, porém sei e adoro sucos de frutas naturais, e minha perdição, refrigerante. Como vê, minha vida é pacata, não dou encima de homens na rua, não gosto, se alguém tiver interessado, que venha até a mim e diga, senão, deixa para lá. Como vê, não frequento igreja, mas acredito fielmente em Deus (Jeová) o nome verdadeiro dele ai, pois maioria dos cristãos e evangélicos esquecem de chamar ele pelo nome. Porém para amar a Deus não preciso estar numa igreja, pois a própria Bíblia diz que Deus ao chamar por ele, e ao amar ele sobre qualquer coisa, ele estará comigo. Ou seja, a casa do senhor é o nosso coração e não uma igreja. Voltando ao assunto, desculpe. Pois bem, bom a Bíblia proíbe que a pessoa se separe e case novamente, e que a pessoa deve casar casta, tanto o homem quanto a mulher devem casar virgens. Porém você já viu alguma religião cumprindo estes preceitos da Bíblia? Não, pois casamento é lucro, não é mesmo, alguém quando vai casar, tem que pagar com as despesas. Todas elas casam pessoas inúmeras vezes, tanto pastor quanto padres sabem que estão casando aquelas pessoas várias vezes. Onde eu quero chegar a isso, não use a Bíblia para justificar os meios. Pois existem apenas dois textos bíblicos falando sobre homem se deitar com outro como se fosse mulher, eu não me deito como se fosse mulher, eu me deito como se fosse homem mesmo. Se isso é um pecado, quando Jesus vier, ele e eu vamos conversar para entender por que eu nasci assim, ou você acha que se eu pudesse escolher, nasceria assim, para sofrer, para viver ouvindo ofensas piadinhas de mal gosto, olhares discriminatórios? Tenha dó, se for assim meu querido, você é um pecador nato, pois você deve ouvir músicas do mundo, você deve usar roupas do mundo, comer comida do mundo. Você deve comer carne mal passada, camarão, você já deve ter comido ou come carne de porco, todas estas citadas, a Bíblia diz que é pecado. Poderia postar mais coisas, mas, não adianta discutir com quem vem argumentar e usar argumentos sem ter onde mostrar, esquecendo, se o homem é capaz de adicionar um termo na Bíblia, imagine o que mais foi adicionado, já que nos séculos passados, os cristão usavam a Bíblia para dizer que uma mulher era bruxa, só para matar ela e ficar com a fortuna que o marido deixou, leia um pouco sobre a Inquicisião.

      • net.enviador disse:

        Concordo com você. Dê aos gays os direitos da lei, mas não obriguem a nós hetero aceitar a cultura, e achar que é normal isso gente, por favor.

        Sou contra violência ao semelhante, seja quem for, que cor, nível social e educacional for. Abaixo violência, mas abaixo também essa história de não poder chamar gay de gay e não poder criticar. Não acho normal, tenho 4 filhos e me preocupo sim.

        Me fale um pai que sonhou em ter filho gay ?

        Por favor, sem hipocrisia, seja gay, ame,chore, etc. Mas não imponha que devemos aceitar.

        • Julio disse:

          net.enviador, acho que ninguém sonha em ter um filho gay. Não defendemos que “ser gay é legal”. O que defendemos é que “gay é gente como qualquer outro”.

          Quer você queira ou não, um dos seus 4 filhos poderá ser gay. Isso não dependerá nem de sua vontande, nem da dele.

          Não é a mídia que torna as pessoas gays. Também não é a cultura do país que torna as pessoas gays.

          Também não adianta fazer propaganda para virar gay, que as pessoas não vão virar gays.

          Mas vc pelo menos podia NAO TORNAR AS COISAS AINDA MAIS DIFÍCEIS, para quem é gay, certo?

          Não o teu tipo de pensamento que me preocupa, porque você não gosta dos gays mas não incita ao ódio, não incita ao preconceito. Tua postura é plenamente aceitável, é a tua opinião.

          Só lembre-se que, idependente da tua vontade, teus filhos ou netos podem ser gays. E alguém na tua família inteira, certamente é, mesmo que você não saiba ainda.

      • juci disse:

        eu concordo plena-mente com vc tiago mas a discursão aqui nao e ser gay ou nao todos tem direito de defesa e o que esse deputado fez nada justifica eu nao sou gay nao sou negra mas mim sentir muito ofendida se ele falasse de ator ex bbb e tudo mas que vc citou todos tem direitos de se defender esse e homem e uma vergonha pro Pais mas fazer o que ele e Deputado

      • Pedro disse:

        Tudo indica, segundo vários estudos, que os HOMOFÓBICOS raivosos (99% da direita), no fundo, são GAYS ENRUSTIDOS.

      • Julio disse:

        Tiago. Sou gay e pago os meus impostos! Vou repetir, EU PAGO OS MEUS IMPOSTOS. Assim como qualquer heterossexual, o governo me cobra impostos e portanto tem a obrigação de garantir os direitos dos homossexuais IGUAIS aos direitos de qualquer outro cidadão.

        Se você é heterossexual, BOM PARA VOCÊ. Não vejo motivo algum para ter raiva de quem não é. Você não se garante? Tem medo de virar homossexual? Não te preocupa tanto com isso, a gente nasce desse jeito.

        • Tiago Rubens disse:

          Sinto te decepcionar, mas o fato de pagar imposto não garante direitos cumpridos como deve ser nem para heterosexual, homosexual, bisexual ou o sexual que seja. Pelo menos nisso heterosexuais e homosexuais são tratados iguais, pagar impostos e não terem seus direitos defendidos.

    • MARCIO disse:

      Se os 120 mil que votaram no Bolsonaro devem responder criminalmente, imagina os 50 e tantos milhões que votaram na criminosa Dilma? Cadeia para todos, então?

      • Bruno disse:

        Criminosa?
        Vixi, então acho que vc tambem deveria ir preso, pq vc deve ser um criminoso, aposto que vc jah comprou DVD pirata, ou imitação de um tenis. Vc é criminoso, mas a Dilma lutou por aquilo que acreditava. Agora o Bolsonaro é criminoso, pois racismo é crime!!!

        • clayton disse:

          engraçado, quer dizer que lutar pelo que vç diz que é “idealismo” . É ultilizar de meios ilicitos, vç deve estar fazendo parte do PCC. . Que é isso amigo, ” imagina o pcc tomar conta do país , já que o ideal dele é esse. como eles acreditam.

      • clayton disse:

        valeu, marcio!
        esse joão marcio quer “aparecer”

        parabéns , senhor deputado “JAIR BOLSONARO” que deus o proteja.
        estamos precisando de pessoas assim aqui em pernambuco

  2. Rodrigo disse:

    Bom saber que comungamos do mesmo pensamento. Obrigado por expor seu/nosso pensamento.

  3. Isabela disse:

    Excelente texto, João. Pode ter certeza de que você também fala por mim e por tantos outros milhões de brasileiros abismados com esse tipo de comportamento e com a vergonhosa classe política nacional, em todas as esferas de escândalos em que elas se encontram.

  4. Você falou tudo que eu estava querendo falar. A eleição desse cara é um retrocesso e causa estragos tão ou mais devastadores pro país quanto eleger um tiririca da vida.
    Ainda quero escrever algo sobre isso, mas por enquanto compartilho de suas palavras.

  5. Patricia disse:

    Bom dia!
    Gostaria de deixar um IMENSO abraço e um MUITO OBRIGADA!
    Afinal de contas todos os Brasileiros deveriam ter a coragem e o orgulho de defender o país em que vivemos…somos negros, brancos, índios e felizes!
    Filho (a) homossexual, nunca deixará de ser filho(a)!Pois mesmo os animais irracionais nunca abandonam seus filhos!
    Gostaria de saber como os “SENHORES DEPUTADOS”, conseguiriam sobreviver todo o mês com um salário mínimo, tendo que sustentar uma família com 2 ou 3 filhos.
    Tendo que sobreviver nas UPAS com espera de 5 ou 6 horas para ser atendido pelo médico que esta cansado e sem salário…
    Mesmo assim somos BRASILEIROS com orgulho e otimismo de que um dia conseguiremos valorizar nossos idosos, pelo longa tragetória de vida e ter orgulho de sermos negros, brancos e índios!!!
    Atenciosamente.
    Patricia

    • Tiago Rubens disse:

      Está na hora de você rever seus conceitos sobre Biologia, assistir Animal Planet ajuda. Claro que qualquer ser pode abandonar um filho – podem e fazem – se quiser, racionais ou não.

  6. Mariana disse:

    Ai eu fico imaginando um dia ele chegando em estado grave em um hospital, e o doutor falando ‘ah, esse eu não atendo, ele se recusa a ser atendido por um cotista como eu’. Alias, cotas que como você disse, só existe pq a educação publica é uma vergonha ! E tenho orgulho de minha mãe ter me educado tão ‘mal’ a ponto de eu escolher um negro pra casar 😉

  7. Parabéns! Este texto resume a repúdia que senti ao escutá-lo no programa do CQC e nos demais vídeos que assisti hoje. Procurei tais vídeos porque não acreditei que ainda hoje existam pessoas ignorantes e nojentas como este senhor.

  8. Amanda Costa disse:

    Oi João, ótimo texto. Mas dá uma olhada no último parágrafo, que provavelmente quando você reescreveu, pelo comentário acima, ficaram resquícios da outra frase;

    Olha esse trecho: “deveriam são totalmente responsáveis” e “ditadura dependender tanto da democracia pra viver, não?”

    Parabéns pelo texto.

  9. Paulo Godoy disse:

    Parabens João.
    Me senti profundamente ofendido com as declarações do nazista Bolsonaro. Concordo com todo seu texto, mas temos que lutar pelo processo e cassação deste louco. suas declarações são incompatíveis com nossa constituição e nosso ideal de país.
    Vamos divulgar ao máximo, sei lá, abaixo assinados, enfim, não vamos deixar isso assim. abraço!

  10. Alberto disse:

    Eu realmente não acredito que tu resolveu dar palco pra um cara como o Jair.
    Não percebe que só estrá transferindo energia para mantê-lo vivo??

    E mais: se ele está há 20 anos com um mandato baseado no mesmo tipo de discurso, significa 2 coisas: uma que ele é coerente; outra que se ele tem mandato é porque alguém deu a ele.
    Ô povinho calhorda, heim??

    • Bárbara disse:

      Bolsonaro é deputado federal há 6 mandatos, tem todo o espaço que quer para difundir as ideias absurdas que tem. No Brasil são pessoas como ele que TEM VOZ. Que alguém como o João faça uma resposta como essa, lida por tanta gente, é simplesmente sensacional. Não significa mantê-lo vivo, o cara não precisa disso. Significa aproveitar um pouquinho da visibilidade que ELE dá para os grupos que ataca. Felizmente as ações causam reações e terminam por emprestar um pouquinho de voz aos que se revoltam e conseguem tornar públicas suas opiniões contrárias.
      PARABÉNS, João! Depois de ler dezenas de comentários defendendo o bolsonaro em sites por aí, seu texto foi um alento.

  11. isabelle da motta pacheco (ou IsabelleBaritot, no twitter) disse:

    Concordo com tudo e lavei minh’alma ao ler este texto, sem firulas academicistas,mas profundo! João, divido contigo todas as angústias e inconformismos… Esse pulha, é bom que não nos esqueçamos, que usou por 6 mandatos consecutivos, se privilegiou da legitimidade de eleições livres, através do voto do povo, é o mesmo pulha que defende em sua plataforma, a dissolução, o fechamento do Congresso, que por pior que seja, é o símbolo da nossa democracia… Nem coerente esse pulha é!
    “Suas idéias não correspondem aos fatos”

    • Tiago Rubens disse:

      Tudo na vida e no mundo é incoerente, não existe qualquer coisa que seja coerente. A incoerência é linda e eu adoro.

  12. Não acho que isso deva virar completamente contra todos os Militares. Têm trechos que você ironiza o fato dele ser Militar, dá umas enfatizadas… e nem todos os Militares concordam com ele. Atuais pelo menos, sei lá. Como parente de Militar não me soou bem, há algo incômodo. Talvez releia depois e te fale.

    Abs

  13. Francisco Libânio disse:

    Ontem, quando vi que a última parte do CQC tinha o Bolsonaro, simplesmente desliguei a TV. Eu estava com sono e queria ter uma boa noite. Poupei-me de assistir mais um show de escabrosidades desse senhor perdido no tempo e no espaço, defendendo algo que comprovadamente não deu certo enquanto o mundo evolui para a aceitação senão para a tolerência entre “minorias” (não gosto do termo). Bolsonarro prega no deserto. Infelizmente há um contigente de 120 mil outros ogros que não suportam a difarença, não admitem, como ele, ver seus filhos envolvidos com negras ou um casal de homens se beijando. Mas são os mesmos que traem a mulher com uma prima de rua (provavelmente negra, por que pra eles, elas são pra isso) ou, escondido da sociedade, escolhem michês para dar vazão a fetiches. Bolsonaro é hipócrita e sua currutela eleitoreira é tão suja quanto ele. Infelizmente, quem paga por isso, somos nós, pessoas realmente de bem, que não se importam se quem está com seu filho ou com o outro na rua é branca, negra, homem, mulher… A gente tem uma vida pra cuidar e a felicidade pra prezar.

    Grande abraço.

  14. João Márcio,

    excelente texto e excelente posicionamento!! Você conseguiu se fazer “ouvir” em “alto e bom som”, nos fazendo a grande gentileza de agrupar tudo o que estava entalado na nossa garganta. Criminoso é para ser tratado assim, com a verdade escancarada!!!

    Parabéns!

  15. Ótimo texto, João!

  16. Carlos Raizenguer disse:

    Bem, voce disse que teve muita educação e ainda assim é gay.

    Então, a sua educação não foi tão boa assim.

    Concordo em tudo que o Deputado disse, as unicas resalvas são em respeito a ditadura e creio que ele não tenha entendido a pergunta da Preta Gil, pois não teria proposito uma resposta como que foi dada por ele.

    Quanto a parte dos homossexuais concordo com ele na parte da educação, não na parte de bater no filho. Mas de fato ser homossexual não é ser normal, por mais que queiram nos forçar a ceitar isso

    • Victor Bruno disse:

      Eu vou fingir que não li este comentário.

    • Karen disse:

      e vc fala sobre o que é ou não “normal” com base em suas vastas pesquisas sobre o assunto, suponho.

    • Rodrigo Mourão Marttie disse:

      Eu não vou fingir que não li e pergunto ao autor do mesmo. Por que não é normal?

      • Tiago Rubens disse:

        Novamente sem querer ser ofensivo, mas fico pensando comigo mesmo e curioso em saber qual seria o discurso de Pais gays quando pegassem o filhinho experimentando as roupinhas e acessórios da irmãzinha – é, mudei o foco da discussão e pensei mais a frente, adoção – Sei que o discurso dependeria da mentalidade do casal, se o casal acha normal ser gay, beleza, vai dizer pra criança que é normal e que está tudo bem, e vai crescer achando aquilo, mas estudiosos afirmam e defendem que a sexualidade só se define depois de adulto, não seria precipitado o discurso desses pais? Em outra hipótese, se o casal de pais tem o discurso que aquilo não é normal, que não é certo ele vestir a roupinha da irmãzinha dele, como explicar a própria relação dos pais então? Entendem a situação em que estamos? Nem pai vai poder dizer o que é normal ou o que não é normal para essa criança. Eu não sou ofensivo, não critico a posição de ninguém, mas me vejo sempre em cima de questionamentos. O que é normal e o que não é? E quem vai saber… o que importa mesmo é ser igual concordam?

        • Tiago Rubens disse:

          Partindo do pensamento que o “anormal” é o diferente, mas se tudo se tornar igual, logo, tudo se torna normal, logo não existiria o “anormal” nem o “diferente”. Daí em diante perder o discernimento entre “certo” e “errado” não seria inevitável já que tudo seria igual? Por isso digo que a “incoerência” é linda, sem ela as conversas de boteco não teriam a mínima graça.

    • Rodrigo Mourão Marttie disse:

      Primeiramente, João, me orgulho de conhecer vc e ser seu amigo. Parabéns pelo texto, pela brilhante retórica que você tem e pela exposição claríssima de idéias que eu, e outros tantos milhões de brasileiros compartilhamos com você.

      Bolsonaro é a permanência do atraso… de um mundo que GRAÇAS A DEUS já passou… mas ele não me assusta, eu o definiria como sendo o “último” espasmo de um cadáver em decomposição. Infelizmente, contudo, se o Brasil fosse um país mais sério, esse senhora estaria na cadeia e não no Congresso.

      Falando em Deus. Tanta gente equivocada e/ou mal intenciona o nome d’Ele para justificar ódios e preconceitos de todo tipo. Essa gente com certeza não tem a menor idéia do que de fato é DEUS, e nem a extensão do Seu amor. Lembremos, Hitler, Mussilini, Franco, Salazar e muitos outros assassinos da história eram “cristãos” fervorosos, isso só pra ficar na história recente. Usar o nome de Deus, não significa em absoluto, ter a mais vaga idéia do que é/são as mensagens de Deus.

    • Claudia disse:

      Vou fingir que não li esse comentário !! [3]

    • Tiago Santos disse:

      claro que vão fingir que não leram o comentário, pois sabem que estão errados e não querem aceitar… é muito mais fácil fingir que não leu, do que corrigir o erro eterno que cometeram em suas vidas de pensarem que são os unicos donos da verdade.!!!

    • clayton disse:

      otimo ” tiago” eles pensam que são dono da verdade, gostei da sua observação.

  17. Cora Coralina disse:

    Eu li seu texto e terminei com lágrimas nos olhos e arrepiada.
    Bom saber que comungamos do mesmo pensamento. Obrigado por expor seu/nosso pensamento.²

    • Tiago Rubens disse:

      “…li seu texto e terminei com lágrimas nos olhos e arrepiada…” que coisa mais gay. =P Não resisti a piada, foi mal. Mas sou nordestino e baixinho, podem mandar uma de volta se quiserem. asheuasuha.

  18. Everaldo Souza disse:

    Não precisa comentar nada..João Marcio esboçou todo o sentimento que muitos queriam colocar..
    É lamemtavel..mas infelizmente isso nunca vai acabar, sempre será isso, hoje é ele…amanhã o filho ou genro que acaba tendo o mesmo pensamento dele…devemos pedir proteção ao PAI CELESTIAL, que nos proteja…mais nada.

  19. […] Carta Aberta ao Deputado Jair Bolsonaro, por João Márcio Dias de Alencar. […]

  20. Fabio Reis disse:

    onde eu assino?

  21. Carlos Eduardo disse:

    Muito bom o texto
    Nunca vi um cara tão repugnante como esse parlamentar.
    Fico triste por um otário desse ainda se reeleger

  22. Eu acredito sim que os eleitores de Jair Bolsonaro sejam os culpados pelas atrocidades por ele cometidas, porque o então deputado está representando o povo que o entregou o poder para tanto.
    Mas a culpa dessa mesma população deve ser amenizada porque muitas pessoas não possuem educação (no sentido de informação e conhecimento) o suficientes para ter criticidade ao escolher seus candidatos, e são facilmente enganadas por discursos moralistas que escondem preceitos extremamente preconceituosos. Por isso acho que só a educação salva e nos possibilita escolher quem realmente pode nos representar.

    Outro ponto discutido nos comentários: Não concordo que a liberdade democrática deva abranger posicionamentos contrários a constituição ou preconceituosos só pela necessidade de se defender posições e opiniões diferentes das nossas. Se assim o fosse, seria correto defender o direito de alguém de dizer que negro e homossexual não prestam. E nem eu defendo esse direito, nem a própria legislação defende. Então eu acredito que o deputado Jair Bolsonaro deve, sim, calar a boca, juntamente com todos os que concordam com as opiniões descabidas dele, ou com o “direito” dele de as defender.

    Ademais, parabéns pelo texto. Eu adorei!

    • Tiago Rubens disse:

      É notório e indiscutível que os educadores – leia-se educadores por nossos professores lá do jardim de infância até o ensino médio – sempre irão influenciar diretamente na formação de nossa opinião, e enquanto existirem professores moralistas, preconceituosos, racistas, homofóbicos, etc, a educação nesse sentido foi por água abaixo.

  23. *tirando a roupa e indo encontrar J.M.*

  24. Cada vez que vejo alguém como ele tenho medo por todo o preconceito e hipocrisia escondidos por aí. Que parece que fingimos que não existe.
    Se relações entre pessoas do mesmo sexo fosse tão incomum ou anti natural, não veríamos isso na natureza, com os animais*. Se fosse uma “doença moderna”, como alguns pregam, não haveria registro desse tipo de relação nas sociedas antigas (Grécia, por ex).

    A única coisa que quase concordou com ele é em relação as cotas. Não que tenha problema com cotistas ou me recusasse a ser atendida por um, até acredito que os que estudem por cota sejam mais esforçados e estudem melhor que a maioria. Mas porque não deveria ter necessidade disso, mas sim ensino básico de qualidade para todos, sem distinção.

    *Pode soar estranho para maioria, mas minha maior referência são os animais que chamamos de irracionais. Eles não matam por crueldade, não torturam, apenas seguem seus instintos.

  25. Marcelo disse:

    repugnante um homem que toma a frente pra dar exemplo e mostra totalmente o contrário.. vamos enforca-lo!

  26. Terrível uma pessoa como ele representar o nosso Brasil.
    Lendo sobre uma de suas frases polêmicas me revoltei com a seguinte:

    ” Questionado sobre cotas raciais, disse: ‘Eu não entraria em um avião pilotado por um cotista nem aceitaria ser operado por um médico cotista.’ ”

    É ridículo este tipo de afirmação….Uma coisa é ele ser contra o projeto de dar cotas a negros e afrodescendentes, mas outra bem contrária é humilhar essas pessoas……

    DEVERIA TER UMA CAMPANHA NO TWITTER: #CalaABocaBolsonaro

    twitter.com/juhroyal

  27. Enio disse:

    Boa intenção, mas cheio de contradição o texto. Menciona no começo que não usará nenhum pronome em relação ao velho podre nojento dos infernos mas no segundo parágrafo ja sai distribuindo “senhor” por tudo.
    Uma revisão não faria mal…

    • Contem ironia no “senhor”. Reler não faria mal. Pronomes de tratamento exigidos por deputados como “Vossa Excelência” ou “Excelentíssimo Senhor” eu me recuso a usar. Ainda mais com Jair Bolsonaro.

  28. L. H. disse:

    Olá João,

    O deputado declarou publicamente que não entendeu bem a última pergunta do cqc. Isso dá para perceber no vídeo.

    Sou a favor de uma sociedade livre, com direitos iguais e sem preconceitos com homossexuais.
    Quanto as raças, creio que é um assunto da década passada, enxergo negros, amarelos e brancos em pé de igualdade.

    Por outro lado também sou contra cotas de qualquer tipo, em um país desdendente da miscigenação, é demagogia colocar cotas em qualquer sistema público ou privado.
    Se se enxerga a necessidade de cotas na educação, vamos olhar mais para baixo e achar onde que ocorre a separação capacitando mais alguns e menos outros, mas não tentar corrigir no topo da pirâmide.

    Por fim, não tenho opinião sobre o deputado. O conheci nos 5 minutos de apresentação dele no cqc, pois sou de outro estado.
    Continue sua luta com os cariocas em busca dos melhores representantes.

    Sds
    Leandro

  29. Bianca disse:

    Sou filha de militar e cresci ouvindo absurdos bem parecidos com os que o Bolsonaro fala.
    Ser militar não é bem uma profissão, é mais um estilo de vida. (É claro que não se deve generalizar, mas, na maioria dos casos ainda é assim). Tudo o que é errôneo, diferente, aos olhos deles, deve ser “consertado” da forma mais radical possível, com torturas, humilhações, porrada…
    Pra mim, que escutava esse tipo de absurdo há mais de 20 anos atrás, é vergonhoso ver que ainda há idiotas que pensem assim e dói saber que seus filhos e discípulos não consigam pensar diferente e continuem a propagar essas obscenidades.
    Porque, pra mim, promiscuidade, desvio de caráter e falta de educação é votar num canalha desses. E é óbvio que também não me sinto representada por ele.
    E aí? Cabe algum tipo de processo? Ou vai acabar tudo em pizza novamente?

    A única coisa em que poderia concordar (em pequena parte) com o Bolsonaro é sobre o sistema de cotas. Não pra acabar, mas pra ser melhor organizado.
    A enorme maioria pobre é de negros, mas não são os únicos, então teria que haver uma discussão maior a respeito. Já vi alguns casos bem confusos, por exemplo o das 2 irmãs que entraram com o pedido, uma foi aceita e a outra não. Num país tão miscigenado fica complicado selecionar uma minoria só pela cor da pele. (E nem adianta dizer que é pela raça, pq na prática isso não acontece). Mas, como já disse, isso é assunto pra ser discutido, não condenado.

    Excelente texto, muito lúcido e emocionante.
    Não é à toa que sou sua fã. 🙂

  30. […] é igual para todos, não é? Fere meu orgulho de ser brasileiro ver alguém como o senhor  … Read More via […]

  31. ANTONIO disse:

    Que é isso João Márcio? O Jair Bolsonaro é uma inteligência privilegiada do Congresso Nacional! Veja você que num país como o Brasil, cuja miscigenação é das mais universais do planeta, riquíssimo em diversidades culturais, cheio de liberdades de toda espécie e ainda por cima vivendo no século XXI ele consegue ser ao mesmo tempo racista, nazi-fascista, homofóbico, preconceituoso, anacrônico e retrógrado, é mole ou quer mais?

    De há muito pensei em escrever uma carta aberta sobre esse talvez cidadão Jair Bolsonaro, e digo “talvez”, justamente por que na verdade, em sua vida, de cidadão ele não seja mais do que uma cópia malfeita, e agora ao ver que o fez, sinto-me de certo modo gratificado e movido a apresentar-lhe os meus cumprimentos.

    Não concordo com o atual sistema de cotas, mas acho certíssimo que existam para contemplar todas as classes sociais que tenham dificuldades de ordem econômica para ingressar numa universidade. Quanto à questão dos 120.000 eleitores, estou de pleno acordo com você, pois, embora tenham exercido o direito democrático ao votarem nesse aberrativo senhor, são todos responsáveis pela sua equivocada eleição, mesmo que muitos deles não comunguem com os seus maus pensamentos.

    Lamento muito que o Casseta tenha saído do ar, pois do contrário poderíamos ter o seu Creisson fazendo um exercício palavrístico à sua maneira em homenagem a esse deputado, quando ao utilizar-se do adjetivo oblíquo e seus significados variados, iria qualificá-lo exatamente como deve ser visto: que não é rétio, não passa de um tortio, é vesguio, ardilosio, dissimuladio e maliciosio, e ao concluir mudaria o grafismo do seu nome para assim rimar com cuidado: tudo isto é o Bolsonário, o deputado racista que não passa de um otário.

  32. […] Carta aberta ao Deputado Jair Bolsonaro Caro futuro ex-deputado Jair Bolsonaro, […]

  33. Gustavo Batista disse:

    Oi, João, infelizmente ainda não tive o prazer de conhecê-lo, apesar de termos uma doce amiga em comum.
    Agradeço pelo seu texto e pela dignidade de suas palavras; saiba que compartilho o mesmo desejo de um país menos desigual, de acordo com uma possível realização de nossas melhores potencialidades. Fico realmente muito chateado por existir ainda esse tipo de discurso, que não promove bem estar, além de representar nosso estado do Rio, palco de tantos acontecimentos decisivos e de vanguarda.

  34. Felipe Pires disse:

    João, muito obrigado por existir e lutar por este objetivo não qual acredito ser tão ultrapassado, porém sempre polemico por causa de pessoas como este Sr. Já acompanhei alguns comentarios seus em seu twitter e até já trocamos ideias … queria lhe agradecer pois não sou assumido aos meus pais, e por sinal meu pai é falecido a quase 3 meses, li seu texto a minha mãe e ela com o olhar me deixou bem claro que compreende e é MÃE, sou muito parecido com você no aspecto de criaçao Papai e Mamãe foram casados quase 38 anos, e meu pai deixou a melhor herança que um pai deixa, Educaçao, Dignidade e Respeito por quem quer que seja.

    JOÃO OBRIGADO POR EXISTIR ! e continue nesta luta por nós!

    Abraços Felipe Pires @ofelipepires

  35. Leila Brasilia Karin Bombazar de Andrade disse:

    Grandioso è dizer pouco espero que nas proximas eleicoes esse cara nao seja nem nominado candidato.
    Leila
    Da italia con afeto

  36. giovana o. disse:

    Quando cada um se preocupar mais com a sociedade, não somente com seus direitos, mas, principalmente cumprindo seus deveres, a babaquice de se preocupar com quem os outros trepam deixara de incomodar aos idiotas.
    Porque incomoda tanto a alguns com quem o “vizinho” transa? Vá ter alguma vida sexual própria e tratar de ser uma pessoa melhor e mais politizada que isso deixa de ser problema.
    E João, pessoas como você me dão orgulho em ser brasileiro.
    Abraço

  37. Giovani Giotti disse:

    A lei de Deus (Biblia) deu livre arbitrio a todos, mas esta escrito “Deus fez o homem e a mulher, crescer e multiplicar” aqueles que processam a quem defende os valores da familia deveria processar a Deus. Tenho amigos gays, mas a pratica é abominavel para Deus, basta ler a lei maior “Biblia” que conhecera a verdade, não vi ninguém condenando ao presidente Lula por chamar os cidadãos de Pelotas de viados e culpando aos olhos azuis por tudo que não presta, não vi ninguém processando ao Lula porque será? Meus amigos quem pratica o que é contrario a palavra de Deus esta condenado ao inferno, segundo a Biblia, se acham que estou falando demais, vão brigar com Deus pois foi Ele que fez ao homem e sua imagem e semelhança e mostrou o caminho que deve ser seguido. Amigos um abraço a todos.

    • Giovani Giotti disse:

      Quanto as mães solteiras e casais separados e falta de atenção a palavra de Deus, esta falsa liberdade que muitos estão pregando, nada mais é que incentivo a praticas erradas que levam as pessoas a prostituição, ao uso de drogas causando conseqüências das mais diversas tais como o aumento de filhos sem país e doenças, que devido a falta de praticas sadias e da desobediência a palavra do Criador é que fazem uma nação ruir como os próprios exemplos que constam na palavra. Ser livre é andar segundo a palavra de Deus que nos ensina a caminhar em paz de forma segura e prospera.

      • Você só se esqueceu que o seu deus não é o de todo mundo, moço. E, de qualquer forma, acho que a discussão aqui é muito mais política e de respeito ao próximo do que religiosa. Estado laico, sabe?

      • Bruno disse:

        Me diga aonde nossa sociedade está ruindo?
        Pelo que vejo, a familia tem ruido mais que a sociedade, e quanto a prostituição, o que leva a prostituição é a marginalização, é a esclusão, e se não me engano quem mais exclui são vcs, MORALISTAS

    • Realmente, o debate aqui é bíblico e não o respeito ao ser humano. Entendeu bem o texto. Parabéns.

    • Bruno disse:

      Então Deus fez o homem e a mulher, crescer e multiplicar. Mas em nenhum momento DEUS orientou a sexualidade humana, ou em nenhum momento Deus disse pra ficar com alguem pro resto da vida. Ou Disse?

      • Giovani Giotti disse:

        Meu amigo, ele disse sim, basta ler a palavra, que tem algumas passagens que se refere a estes temas, porém, reconheço que ele deu livre arbítrio, isto quer dizer, siga quem quer suas orientações, não estou aqui para condenar ninguém, pois estaria eu atirando a primeira pedra, o que não quero e segundo a lei de Deus nem tenho direito de fazer tal julgamento, se vc ler com atenção não estou ofendendo a ninguém, quero a paz com todos. Fica na paz ai amigo.

    • Rodrigo disse:

      Pelo livros sagrados, pois é sagrados, os verdadeiros, pois para minha humilde opinião, ele foi mudado drasticamente ao longos dos anos. Porém vamos analisar ela mais um pouco: A Bíblia diz que fez o homem e a mulher, porém ele fez apenas Adão e Eva, depois do pecado original, eles foram obrigados a verem as suas vergonhas, o que seria, antigamente eles andavam nús, mas não percebiam nada de diferente, depois do pecado, eles passaram a notar isso, a sentirem desejos um pelo o outro, tiveram dois filhos, Caim e Abel, o qual Cain matou Abel. Na Bíblia incesto é pecado, porém eu queria te perguntar uma coisa, se incesto é pecado, como o resto dos seres humanos nasceram, já que Deus só fez Adão e Eva e deu a eles a responsabilidade de produzir e povoar o mundo? Então seus filhos e filhas tiveram relação entre eles, não é mesmo, ou existe ai uma contradição, Deus criou mais seres humanos? Viu meu querido, responde ai.

      • Giovani Giotti disse:

        Quanto a resposta que busca, esta escrito, Deus criou o homem e a mulher, deixarão a casa de seus país e formarão uma só carne.

  38. Tathiana Santos disse:

    Ah João Márcio, que orgulho de você, que vergonha do Jair! Que triste e revoltante esse cara estar no sexto mandato, ele não me representa, ele personifica tudo que abomino. E acho que o Jair não é só um babaca reacionário, ele é nocivo, ele precisa ser confrontado e precisa saber que o Brasil não é só os 120 mil que votaram nele. E concordo demais que não existe igualdade com ressalvas, pela metade. Parabéns pelo texto, te adoro ainda mais!

  39. Rosa Paim disse:

    João Márcio parabéns pela coragem. Eu creio que haverá de ser feita justiça, por tamanha ousadia e falta de respeito desse ser humano que não sabe nada de humildade e respeito. Rosa Paim

  40. Cynthia disse:

    Oi João , espero tbm que sinceramente este senhor leia esse texto,pois ele representa tudo o que cidadãos como nós queremos dizer a esses tipos de pessoas preconceituosas e retardatárias….-evolução- revolução-igualdade-paz.
    O que é espantoso é que uma pessoa assim seja um representante legal de um povo ….quer dizer q a lei é feita pra quem? que eu saiba preconceito e racismo é crime mas como nada acontece com ele então a lei deve ser para os que não tem uma formação politica….enquanto a lei for contra a paz vai tudo acabar em pizza…. vai ser assim áté quando? vendo criminosos bem pagos e bem vestido usufruindo do dinheiro do nosso trabalho e nos dando tapas na cara e nos humilhando não me parece justo….meus parabens João

  41. Mayna disse:

    Parabéns pelo texto, achei muito bem escrito! E não condeno a parte que você disse dos 120 mil brasileiros que votaram nele. Sim, vivemos uma democracia e temos direito de escolha. Se esses 120 mil cidadãos escolheram uma pessoa tão desprezível como esse homem pra votar, tem de arcar com as consequências dos seus próprios atos e não esperar que outras pessoas o façam.
    Apoio totalmente suas críticas e sua escrita!
    E aos comentários homofóbicos que eu li.. NÃO, ninguém esta tentando empurrar o Homossexualismo pra vocês! nós só queremos ser livres e felizes como todo cidadão tem o direito de ser! gostaria de entender porque a felicidade das pessoas perturba tanto as outras…

  42. Tá no Mob…

  43. Ana Karla disse:

    Sua carta me deixou sem palavras. E de pessoas como você que o Brasil precisa. Muito além de consciência política, você merecia um Oscar. Gostaria muito que aquele senhor que se diz representante do povo tivesse dado aos filhos 1/4 da educação que você teve!!!
    Fique bem e em paz!

  44. Protesto contra deputado Jair Bolsonaro
    Praça do Ciclista
    Avenida Paulista, altura do nº 2.440 – entre as ruas Bela Cintra e Consolação
    São Paulo, Brazil

  45. Anna Laura disse:

    Querido, sou uruguaia de nascimento e moro no Rio há 14 anos. Tenho 51 anos, e três filhos, um deles gay. Me sinto orgulhosa deste povo porque todavia têm pessoas como você, especialmente pessoas jóvens, que dão oxigênio e luz a idéias arcaicas. Disse Marilina Chauí: “Ignorar é não saber alguma coisa. A ignorância pode ser tão profunda que sequer percebemos ou a sentimos, isto é, não sabemos que não sabemos, não sabemos que ignoramos… Em geral, o estado de ignorância se mantém em nós enquanto as crenças e opiniões que possuímos para viver no mundo se conservam como eficazes e úteis, de modo que não temos nenhum motivo para duvidar delas, nenhum motivo para desconfiar delas e, consequentemente, achamos que sabemos tudo o que há para saber.” Espero que mais e mais pessoas tenham a curiosidade de saber mais, de conhecer mais, para não repetir os erros que a humanidade vem cometendo diariamente, por falta de conhecimento, por ignorancia, por comodidade.
    Um abraço.

  46. CLAUDIA disse:

    O que nos do movimento negro pensamos:
    CARTA ABERTA UNEGRO.RJ
    A UNEGRO.RJ articulada com inúmeros representantes dos movimentos sociais contra o racismo e qualquer outro tipo de preconceito, seja racial ou não; observa que está havendo por parte da direita de nosso país uma tentativa de impor uma correlação de forças desfavorável às ações afirmativas e conscientização do povo contra o racismo e as demais formas de discriminação, seja de gênero, de caráter homofóbico, preconceito religioso, contra deficientes, entre outros.
    Nesse final do mês de março, onde se registra em todo o mundo o Dia Internacional contra todas as formas de discriminação racial, a entrevista concedida ao programa CQC, da Rede Bandeirantes, pelo o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) choca a todos e todas brasileiros por seu conteúdo fascista, uma vez que em poucas frases conseguiu expressar seu ódio à toda diversidade que só engrandece a Nação Brasileira. Seus ataques de conteúdo racistas, contra o homossexualismo e a independência e acesso aos espaços conquistado pelas mulheres estão explicitados tanto nas críticas feitas a presidenta Dilma Rousseff, quando as agressões contra a cantora Preta Gil que simplesmente lhe perguntou com reagiria caso seu filho se casasse com uma mulher negra.
    Por fim, sua eterna defesa da Ditadura Militar mostra bem o caráter doentio desse parlamentar que, tal como aos golpistas de 64, insiste em ignorar a Magna Carta de 1988, que tipificou o racismo como crime, de modo a garantir a luta pela IGUALDADE, de fato e de direito, entre os direitos e deveres individuais e coletivos, no Título destinado aos Direitos e Garantias Fundamentais dos homens e mulheres brasileiros.
    E, mais, não satisfeito, com esta garantia, o constituinte deferiu à lei a punição de qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais. A Carta também constitucionalizou a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, determinando que a lei os considere inafiançáveis e inalcançáveis por qualquer ato de graça ou anistia. São, sem dúvida, essas decisões constitucionais em defesa da cidadania plena que, ainda hoje, atemorizam o senhor deputado, representante das últimas forças do arbítrio em nosso país e que usa seu direito a imunidade parlamentar para fomentar o racismo e o ódio a homoafetividade.
    Este senhor sempre se apresentou a seu eleitorado, da primeira à última hora, como o adversário mais histriônico das conquistas e das lutas do povo brasileiro por igualdade de oportunidade e espaços reais de poder. Mas, com o amadurecimento da democracia em nosso país fica cada dia mais evidente sua farsa: despreparado como legislador, serve apenas para cumprir a tarefa vil de provocador de direita.
    Diante de mais esse ataque, a UNEGRO.RJ e nacional estão tomando as providências legais e políticas cabíveis para obter uma retratação pública e as punições devidas previstas em lei e, principalmente chama a atenção de todos e todas democratas brasileiros para ter a nossa atenção redobrada, de modo a denunciar sempre e coibir esses velhos e sórdido estratagema racista.
    Não podemos permitir o uso de palavras depreciativas referentes à raça, cor, sexualidade, opção religiosa, deficiência ou origem, com o intuito de ofender a honra subjetiva da pessoa em nenhuma situação ou sob qualquer desculpa. Ás injúrias responderemos com nossa fala firme e com a força das leis que conquistamos em todos esses anos de luta.

    A UNEGRO/RJ, através desta carta aberta comunica que esta se movimentando para se unir as vozes que, desde ontem protestaram contra esse ataque racista e exigir que a Constituição Federal do país seja cumprida.
    UNEGRO/RJ – A DIREÇÃO

  47. schumacher disse:

    Enquanto existir pessoas como o deputado a ética e os bom costumes estarão seguros vcs gay querem transformar o brasil em uma desordem .

  48. jose luiz disse:

    Apesar de ter irmão a feminado mais é meu irmão e eu amo muito mais tem uma passagem na biblia que diz que os a feminados não herdaram o REINO DE DEUS.

  49. […] blogueiro José Márcio Dias de Alencar escreveu uma Carta Aberta ao Deputado: O senhor, futuro ex-deputado Jair Bolsonaro, representa tudo que o […]

  50. […] blogueiro José Márcio Dias de Alencar escreveu uma Carta Aberta ao Deputado: O senhor, futuro ex-deputado Jair Bolsonaro, representa tudo que o […]

  51. gomes disse:

    O CULPADO DISSO TUDO É O SR. LULA QUE EELEGEU O PAI COMO MINSTRO DA CULTURA, BOLSONAROO ARRUMA UM TANQUE CHEIO DE ROUPA SUJA E OFERECE PRA ELA LAVAR.

  52. […] blogueiro José Márcio Dias de Alencar escreveu uma Carta Aberta ao Deputado: O senhor, futuro ex-deputado Jair Bolsonaro, representa tudo que o […]

  53. Carlos Silva disse:

    Votei no Bolsonaro, votarei novamente e considero o regime militar como a melhor coisa que já aconteceu ao Brasil nos últimos 100 anos. Passamos de 48 ª para 8ª economia do mundo em apenas 20 anos. Se você é gay, Bolsonaro não está contra vc e sim contra o kit gay do governo.

  54. BARAK disse:

    CARO MARCIO, SOMENTE O ATO DA PESSOA DAR CÚ, JA É UMA COISA ABOBINAVEL. VOCE SABIA QUE COM O PASSAR DO TEMPO ESTES VEADOS PASSAM DA DEFECAR NAS CALÇAS POR CAUSA DESTE PROCEDIMENTO IMORAL? QUEM DA O CÚ TEM MAIS QUER IR PRO INFERNO, PEDERASTAS……….

  55. […] José Márcio Dias de Alencar wrote [pt] an Open Letter to the Deputy: O senhor, futuro ex-deputado Jair Bolsonaro, representa tudo que […]

  56. […] torture, but has never been punished by his peers [pt].Blogger José Márcio Dias de Alencar wrote [pt] an Open Letter to the Deputy:O senhor, futuro ex-deputado Jair Bolsonaro, representa tudo que […]

  57. […] José Márcio Dias de Alencar wrote [pt] an Open Letter to the Deputy: O senhor, futuro ex-deputado Jair Bolsonaro, representa tudo que […]

  58. Luis disse:

    Ao assitir o vídeo do CQC confesso que me tornei fã do Dep Federal Jair Bolsonaro, que simplesmente deu a sua opinião sobre assuntos polêmicos e não quis fazer média com respostas politicamente corretas.
    Sinceramente, se eu morasse no estado do RJ votaria neste deputado.

  59. […] mais n’a jamais été sanctionné par ses pairs.Le blogueur José Márcio Dias de Alencar a écrit [en portugais] une Lettre ouverte au député :O senhor, futuro ex-deputado Jair Bolsonaro, […]

  60. […] José Márcio Dias de Alencar napisał List Otwarty do Posła: O senhor, futuro ex-deputado Jair Bolsonaro, representa tudo que o Brasil […]

  61. marl disse:

    a té que fim algum deputado teve a coragen de falar alguma coisa para esses veados

  62. Maria disse:

    Fui casada por 20 anos com um militar e de tudo ouvi e vivi: as esposas chamadas de dona Maria, mulheres militares sendo destratadas pelos homens e tendo que fazer serviços de mulheres (varrer, cozinhar, arrumar, limpar…) homens se vangloriando por em cada porto terem uma namoradinha, castigos físicos aos militares que eles desconfiassem sua orientação sexual, enfim… vivi em uma vila militar e muito de perto presenciei vários atos vergonhosos. Me divorciei (sai de casa, levando apenas meu filho e a roupa do corpo) e este sr. tudo fez para denegrir minha imagem, hoje passado doze anos, reconstruí minha vida e meu filho é quase um homem ( 17 anos) sei que é homossexual e por isso o pai o renega, filho esse que passou em primeiro lugar para Effom, que fala 3 idiomas perfeitamente, lindo, integro, educado, honesto. Ganhou medalhas em vários esportes e que é muito amado por mim, amigos e familiares.
    Com esse filho aprendi que ser homossexual é SER, ninguém o faz (nem o meio ou pessoas) essa é sua ORIENTAÇÃO sexual, não é opção (não existe as lacunas pra fazer a escolha), com esse filho aprendi que respeito começa dentro do seu lar.

    Ter sido tão humilhada por ser mulher e mãe, não fez de mim uma pessoa recalcada ou desanimada pra vida. Me fez saber lutar e brigar por meus direitos. Não peço que aceitem meu filho, isso não EXISTE, peço que façam cumprir a Constituição!!! Peço que parem de dar esmolas e dêem dignidade ao povo, que se preocupem com a educação, moradia, saúde, segurança pública e que não façam apenas uso para plataforma política.

    Sistema de cota existe porque isso fez a campanha política crescer, daí desmerecer alguém por isso é ir contra o que o Deputado e todos os outros foram a favor.

    O que a população deseja é respeito a todos e não que os aceitem, tolerem… sem levar pra lado religioso ou pessoal!!!!! Respeitar e viver em paz consigo mesmo.

    Desabafo de mãe, mulher, cidadã, que espera assim como a sociedade assumiu que mulher desquitada é tão mulher como outra qualquer, espera ver os homossexuais sendo tão cidadãos como os héteros.

    Parabéns João!

  63. obi wan kenoby disse:

    JAIR BOLSONARO PARA PRESIDENTE.

  64. Max marcondes disse:

    Mais um episódio da novela Bolsonaro.
    A nova discussão de Bolsonaro com uma senadora sobre seu novo projeto.

    No que pude entender o deputado esta promovendo uma campanha contra as cartilhas contra a homofobia, que tem causado certa polemica. Agora venhamos e convenhamos, como pode uma pessoa com uma mente fechada e mal esclarecida decidir o que é melhor para um país, que eu saiba homossexual paga seus impostos como qualquer outra pessoa, e vendo esta situação tenho muita tristeza pelo nosso país, que se diz em desenvolvimento, mas não consegue aceitar a opção individual de cada cidadão.

  65. Itallo disse:

    Nossa,não ter o que fazer é triste…Este Bolsonaro é um exemplo de homem! Quem dera 6 dele no congresso 🙂
    “O direito de cada um termina onde começa o do outro”
    Me recuso a ter menos direitos do que os gays.

    Para toda comunidade GLBTS: VTNC!

    • 1) gays nao querem ter mais direitos que heterossexuais. apenas direitos iguais. atualmente você tem mais direitos que eu, apesar de pagarmos os mesmos impostos.
      2) o direito de cada um não termina quando começa do outro. os direitos devem ser iguais. para todos.
      3) bolsonaro é um belo exemplo de homem sim. inclusive já tivemos bem mais que seis dele no congresso. foi lá por volta de 1964. o resultado foi desastroso.
      4) seu ip está sendo rastreado. beijos.

  66. FAMÍLIA disse:

    Já houve no passado um período chamado Laxismo, onde havia uma pequena exigênca da igreja na família, onde houve muita imoralidade (hetero e homo). Não queremos que esse período volte, acredito que os homossexuais devam ter o direito de viver a vida a dois, e os direitos existentes para os heterossexuais. Mas não podemos aceitar o tal “kit gay” nas escolas, isso vai sim influenciar negativamente na mente de uma criança, se as novelas brasileiras já influenciam os adultos, imagine a mente de uma criança ou adolescente.
    Já lemos aqui bastantes comentários, agora vejamos se os homo querem ou não mais direitos do que os heteros. Um casal gay diz que quer ter o direito de adotar uma criança (que nasceu de uma relação hetero), imagine a descepção que o casal vai ter quando (vamos supor que a criança dotada seja um menino) o mesmo ao completar 18 anos de idade leve até a sua casa uma namorada (mulher). acredito que isso seria uma decepção. Outro ponto seria quando o garoto se tornasse um garoto com dotes de ator de filme pornô, será que seus “pais” resistiriam a tentação???

    • Você deseja sexualmente o seu filho? Porque uma vez que você cria um filho, independente de uma relação homossexual ou heterossexual, acredito eu, que nenhum pai/mãe tenha sonhos eróticos com seus filhos. E eu prefiro mil vezes uma criança adotada por um casal homossexual do que uma criança sendo largada num abrigo, ou pior, sendo abandonada a sorte do crack e do oxi. O amor heterossexual é o mesmo amor homossexual. O sentimento do amor é imutável, o que se transforma é o objeto. E se meu filho for hetero ou homo, sinceramente, não importa. Quero, como todo pai, que meu filho seja feliz, independente se ele estiver casado com uma mulher, um homem, uma transexual ou se decidir ser celibatário. O que meu filho faz ou deixa de fazer na cama é do interesse dele e não meu. Existe muito mais caráter a se falar do que meramente com quem deixa-se de dormir.

  67. […] José Márcio Dias de Alencar je napisao [pt] otvoreno pismo poslaniku:   O senhor, futuro ex-deputado Jair Bolsonaro, representa tudo que […]

  68. Rô! disse:

    “Outro ponto seria quando o garoto se tornasse um garoto com dotes de ator de filme pornô, será que seus “pais” resistiriam a tentação???”

    Gente, que absurdo. Nem consigo me concentrar no resto do comentário. Mas essa pergunta só merece uma resposta, se você pensa assim, porque motivo um casal heterossexual que adota uma criança “resistiria” a isso que você citou ou mesmo a uma menina lindíssima?
    Realmente estragou meu dia…

  69. Itallo disse:

    Meu IP está sendo rastreado?kkkk Maldita inclusão digital!

    Bolsonaro RULES.

  70. Este assunto esta ficando uma chateação quero que vão procurar são os pagadores de mensalão isso sim, e não ficar falando de assunto de veados e sapatoes,pegeum no pé de Palocci,Delubio e os sem vergonhas que estão querendo mandar mais oito anos, isso sim.

  71. Giovani Giotti disse:

    João Marcio muito embora eu não concorde com a prática ou como queira se referir a um relacionamento homossexual preferindo ficar com as orientações da palavra de Deus, concordo com a decisão do Supremo, pois quem opta por viver com uma pessoa do mesmo sexo, esta formando uma sociedade, assim como um casal constituído por homem e mulher, neste ponto esta correto, é injusto quando uma família que deveria amar seus filhos, os expulsam de casa ou coisa parecida e depois da morte do mesmo, brigam na justiça para tomar tudo de seu parceiro que permaneceu, lembrando que conquistaram seus bens em comum.

  72. ANTONIO BRITO disse:

    EI! PORQUE O SR. OU SRA., NÃO LUTA POR UM PLEBISCITO A FAVOR DA CRIMINALIZAÇÃO
    DA HOMOFOBIA? TEM MEDO É?
    EM TEMPO ;DEVERIA APROVEITAR E PERGUNTAR TAMBÉM SE A HETEROFOBIA DEVERIA OU NÃO SER CRIME? E AÍ ?
    VOCES QUEREM É DESTRUIR A FAMILIA, NOSSAS CRIANÇAS, E SOCIEDADE EM GERAL.
    PENA QUE NOSSOS MILITARES SÓ SE PREOCUPARAM COM OS COMUNISTAS.
    ESPERO VER LOGO NOSSO DEPUTADO JAIR BOLSONARO PRESIDENTE DO BRASIL!
    AVANTE MACHOS E FÊMEAS DO BRASIL

  73. Giovani Giotti disse:

    Antonio com todo o respeito a sua pessoa, também não concordo com a prática homossexual, mas em primeiro lugar temos que respeitar o livre arbítrio, todos temos o direito de seguir o caminho que desejamos, lembre-se Jesus disse “Quem não tiver pecado que atire a primeira pedra”. Não é com violência que se muda o mundo, na minha visão o Supremo agiu corretamente em dar o direito as pessoas que optam por este caminho construir um patrimônio juntos, agora em se tratando na questão religiosa é evidente que aqueles que não acreditam na palavra de Deus não precisam se sentir ofendidos quando alguém diz que esta pessoa esta com o diabo no corpo, pois se Deus não existe quem dera o diabo então……..

  74. O problema não é pensar, assim ou assado, o problema é a ignorância de quem pensa assim. Os chamados gays (nome inadequado) ou homo afetivos, como modernamente se chamam, não são pessoas que escolheram ser assim. Essas pessoas nasceram assim. Nos casos mais comuns, são almas em corpos diferentes da sua personalidade. Um espírito de personalidade feminina em um corpo masculino ou vice-versa. Estudos científicos comprovam isso, aliás, diversas religiões já admitiam, inclusive a Doutrina Espírita. Vamos respeitar, pois quem não está fazendo nada errado, pois a sua personalidade interior pode até ser considerada hetero, ou seja, igual a da maioria das pessoas, o problema é a transmigração (passagem de um corpo para outro) que ocorreu segundo diz o espiritismo porque essas pessoas estão passando por uma prova. Alguns autores de livros psicografados dizem que é um carma, um sofrimento de uma mulher que fez muito mal aos homens ou vice-versa e voltam ao plano material, em corpos antagônicos a sua personalidade para sentir na própria pele como é ser tratado mal do que fizeram com os outros. É por aí!

    • Tiago Rubens disse:

      Dino, no começo do seu comentário até um pouco antes do final você se embasa, principalmente na doutrina espírita para defender a homossexualidade, que não é uma opção mas uma situação. Resumindo o que você disse, me confirme se é isso mesmo que entendi. Então, ser gay é um castigo, errado e vergonhoso, pois, estão pagando por pecados e coisas terríveis que fizeram em encarnações passadas? Ser gay não é motivo de orgulho, pois são almas que foram migradas para corpos “errados” para sentirem na pele o mesmo sofrimento que causaram a outras no passado? Amigo, se é isso mesmo, não te entendi, não sei se quis ajudar ou piorar a situação dessas já castigadas almas.
      Só por curiosidade, eu gostaria muito dessas referências e fontes de pesquisas em que a ciência comprova e reforça teorias religiosas.

  75. Marta disse:

    Para: João Márcio Dias de Alencar:
    João, vc critica a época militar e eu sinto saudades daqueles dias de segurança e tranquilidade. Vivíamos livre, ninguém tinha a preocupação de entrar com o carro na garagem e ser abordado por um ladrão, pois, o ladrão só vinha qdo não havia ninguém em casa, hj não, ele espera o dono chegar para entrar e além de roubar, barbarizar uma família.
    Meus pais nunca foram perseguidos pelos militares, na verdade quem era perseguido eram os baderneiros que queriam implantar o comunismo, e que hj estão fazendo isto de maneira sorrateira. Estes baderneiros têm, ainda, a coragem de dizer que vivemos numa democracia e a massa ignorante acredita, sem se aperceber dos rumos deste País. Na verdade, na época, eram os filhinhos de papai, como a Bandilma Roussef, que não tinham família a sustentar e tinham tempo dísponivel que tentaram impor o comunismo. Eu estudei em escola pública e sou muito bem alfabetizada, pq na época dos militares as escolas eram boas. Não tínhamos convênio, pq nem se necessitava disso, a saúde pública era excelente em relação a de hoje.
    Entendo que vc esteja ressentido com o Deputado, tendo em vista, que ele não goste de homossexuais, mas, por favor, não critique a época maravilhosa que foi os tempos de Médici e Geisel, com exceção de Figueiredo. Naquela época, as famílias eram bem estruturadas e vc sabe que para uma Nação forte é necessário famílias estruturadas. Hj as famílias estão desestruturadas, como vc mesmo disse, muitas mães solteiras e casais divorciados e isto tem gerado um grande ônus para toda a sociedade.
    Minha tia tem dois filhos homexessuais há muitos anos. Tenho acompanhado o sofrimento dela, desde então, pois, claro ela não aceita a situação, mas não pode fazer nada. Ela tem um quadro grave de depressão e embora seja mais nova que a minha mãe, parece ser muito mais velha, tamanho tem sido o seu sofrimento. Estamos sempre ajudando-a em tudo que ela precisa, tentando dar apoio moral, mas com pouco resultado. Desta forma, compreendo, perfeitamente, o que é ter um homoxessual na família. Com relação aos meus primos, no começo, tentei ajudá-los, mas não consegui. Hj não tenho nenhuma relação com os mesmos, pois, não consigo perdoá-los por todo sofrimento que causaram à sua mãe.

    • Marta, o pensamento de comunismo iminente ou como ameaça é, no mínimo, retrógrado e oitentista. Em um mundo voraz como o nosso, seria impensável e inaplicável, ainda mais com o que o Brasil se tornou nos ultimos anos. Você critica Dilma Rousseff por ter empunhado armas a classificando como “terrorista”. Eu prefiro ter orgulho de ter no poder alguém que ajudou nosso país a sair de uma ditadura. Nenhuma país é um Estado pleno quando não existe democracia, por mais que você não goste das opções de voto ou dos eleitos. Você pode dizer que nos tempos da ditadura que tinhamos segurança e saúde, além de boas escolas, mas até onde tudo isso vai? Escolas onde professores eram presos por contrariarem desejos do governo? Hospitais que matavam os “baderneiros”, sem direito a julgamento ou o mínimo de tratamento digno e humano, segurança na base de militares nas ruas impondo o medo a população? O medo que você tem do bandido hoje é o medo que a população tinha de falar durante o Governo Geisel. Não consigo concordar com uma pessoa que ache justificavel qualquer governo, inclusive o chinês comunista, que tenha a morte e a tortura como sentenças. Provavelmente você não teve em sua familia, ou perto de você, algum caso de mulheres abusadas sexualmente por militares, utilizando choques elétricos e cabos de madeira, ou ainda pais de familia sendo brutalmente assassinados e torturados, e até hoje desaparecidos. A dignidade humana inexistia. E se hoje, eu posso discordar de você e manter um blog apenas com ideias, sem depender de ajuda desse ou daquele mecanismo, com certeza não agradecerei a Médice. Provavelmente, se hoje podemos ter esse nivel de debate que estamos tendo, a culpa é da terrorista Dilma Rousseff, que eu, com muito orgulho, elegi a primeira mulher presidente da Republica Federativa do Brasil.

  76. washington disse:

    NÃO ADIANTA CHORAR.
    À HORA É DE ORGANIZAR UM MOVIMENTO PARA COMBATER ESSES LADRÕES QUE ESTÃO NO PODER, TEMPOS ATRÁS ELES FIZERAM ECO POR UM PAÍS MELHOR, UM BANDO DE MAL INFORMADO PEGARAM A BANDEIRA E FORAM COMBATER QUE PROTEGIA O PAÍS DE UM COMUNISMO QUE SÓ VINGOU EM CUBA UMA ILHA MALDITA QUE OS PRÓPRIOS CUBANOS REPUDIAM E É REFÉM DO GOVERNO. OS DESINFORMADOS SE JOGARAM NA CAUSA COMETERAM ABSURDOS QUE HOJE QUEM OS LEVOU A MORTE QUER ESCONDER E OFERECEM POLPUDAS INDEMNIZAÇÕES, E FAZEM CRER AS FAMILIAS QUE VALEU A LUTA. VALEU SIM PARA GENUINO, LULA PALOCCI E UM BANDO DE LADRÕES QUE SANGRAM OS COFRES DO PAÍS. FILHO DE LULA, NUNCA TRABALHOU ESTAR MILIONÁRIO, FILHO DE ALFREDO NASCIMENTO COM 27 ANOS TEM UMA FORTUNA QUE POR MAIS BURRO QUE SEJA O CIDADÃO, SABE QUE HERDOU DOS COFRES PÚBLICOS DO PAÍS, PORQUE A HERANÇA QUE O PAI TEM DEVE SER A APOSENTADORIA DA AERONÁUTICA. O JOGO DELES É ESSE: COLOCAM OS COMPANHEIROS NOS MINISTÉRIOS E EM CARGOS PÚBLICOS, ELES DANAM A ROUBAR QUANDO DESCOBERTOS, O PRESIDENTE OU PRESIDENTA, DEMITE E ARRUMA UM LUGAR ESCONDIDINHO DA MÍDIA. E O DINHEIRO NUNCA MAIS VOLTA. A NOSSA FAMÍLIA E A DE TODOS OS BRASILEIROS ESTÃO MORRENDO COMO SE MORREM INSETOS, A VIDA PERDEU O VALOR, HOJE OS CRIMINOSOS ENTENDEM QUE É MELHOR MATAR QUE BATER, ELES PEGAM AS VITIMAS COMO SE FOSSEM QUALQUER OBJETO, BATEM EM PAI E MÃE DE FAMÍLIAS COMO SE BATESSE EM UM CÃO PEÇONHENTO, E ISSO É MOSTRADO A TODO INSTANTE NA TELEVISÃO E FALADA NAS RÁDIOS, A ORIENTAÇÃO DA POLICIA É PARA VC NÃO DEFENDER SEU PATRIMÓNIO E SIM ENTREGAR MESMO DEPOIS QUE APANHAR, FALTA POUCO PARA OS POLÍTICOS CRIAREM UMA LEI ONDE DEVEMOS PEGAR NOSSO PAGAMENTO E LEVAR PARA O BANDIDO, SOB PENA DE NÃO MORREMOS. ELES LUTARAM CONTRA UMA DITADURA QUE TINHA O CONGRESSO E A CORTE MÁXIMA FUNCIONANDO, FALAVAM DE TORTURA. TALVEZ O QUE O POVO SOFRA HOJE COM SEUS MORTOS, TORTURADOS, QUEIMADOS EM PNEUS, E SEUS FILHOS E FILHAS SENDO ABUSADOS, NÃO SEJA TORTURA, MAS EU GOSTARIA DE SABER O QUE É. ENTENDO QUE A SOCIEDADE EM SEU TODO, DEVE CRIAR UM MOVIMENTO POR LIBERDADE, NÃO PODEMOS MAIS FICAR PRESOS EM NOSSAS CASAS CERCADAS DE GRADES, QUANDO O BANDIDO TRANSITA SOLTO E CAUSANDO TERROR A QUEM TRABALHA, NÃO PODEMOS MAIS NOS CALAR E FICARMOS VENDO OS POLÍTICOS ALÉM DE NOS ROUBAR, CONTRIBUIR PARA A VIDA DO NOSSO POVO SER CEIFADA COMO SE NADA VALESSECULPO AQUI TAMBÉM A IMPRENSA QUE MOSTRA TUDO ISSO QUE ESTOU ESCREVENDO, MAS SE ALGUMA BANDEIRA FOR LEVANTADA PARA COMBATER, ELES SÃO OS PRIMEIROS A DIZER DEVEMOS SER ORDEIROS, QUE DEVEMOS MUDAR NO VOTO. COMO NO VOTO, SE A DITADURA DE SEXTAS BÁSICAS ESMOLADA A UM POVO SEM CULTURA E QUE PASSA FOME ESTAR GARANTIDO. O BRASIL PRECISA DE UMA GUERRA CIVIL. PARA LIMPAR ESSA MANCHA NEGRA QUE ESTAR IMPREGNADA NO PODER PÚBLICO. PRECISAMOS RECUPERAR OS NOSSOS DIREITOS DE IR E VIR, QUE A MUITO NOS FOI TIRADO, PRECISAMOS LUTAR SEJA DA FORMA QUE FOR. EU RECEBO EMAIL DE MUITOS PAIS QUE CHORAM SEUS FILHOS ONDE OS DIREITOS HUMANOS ESTÃO AUSENTES, MAS PERCEBEM QUE PARA OS CRIMINOSOS ELES ESTÃO SEMPRE JUNTOS, DEFENDEM QUEM MATA, HUMILHA E MASSACRA, E IGNORA QUEM SOFREU TODOS ESSES ABUSOS. BRASIL! VAMOS CRIAR UM MOVIMENTO REVOLUCIONÁRIO OS NOSSOS FILHOS E NETOS NÃO PODEM ACREDITAR QUE A VIDA É ASSIM E QUE TUDO ISTO É CORRETO. NÃO PODEMOS DEIXAR PARA NOSSOS HERDEIROS UM PAÍS ONDE O GOVERNO INCENTIVA A CULTURA INCULTA E DE VÍCIOS, E QUE CRIA INCENTIVO A HOMOSSEXUALIDADE COMO SE ESSA PARTE PERTENCESSE A ELES. EU SEI QUE A MIDIA JAMAIS COMENTARIA ESSE MEU SENTIMENTO DE REVOLTA, ELES SABEM QUE SE O FIZEREM, SERÃO RETALIADOS. MAS DEIXO AQUI UM CONVITE: VAMOS MORRER LUTANDO. O BRASILEIRO NÃO É COVARDE. PS: SE POR ACASO EU VIER A SOFRE ALGUM ATENTADO OU ATÉ MORRER, NÃO SE INTIMIDAM, CONTINUEM A LUTA. BASTA BRASIL. DIVULGUEM

  77. […] Márcio Dias de Alencarは、Bolsonaro議員へ公開書簡を送った。 O senhor, futuro ex-deputado Jair Bolsonaro, representa tudo que o Brasil hoje mais abomina. E […]

  78. Raumir Marcelo dos Santos disse:

    Excelentíssimo Capitão e Dep. Federal Jair Bolsonaro, Somos seus eleitores pois é o único parlamentar que se preocupa com os anseios dos militares e pensionistas.
    Caro deputado, queria saber de V. Exa., se a pensionista de pai ex-Combatente, mesmo casada tem direito a pensão; em caso positivo por gentileza me informe a lei e seus artigos, solicitamos as informações acima porque a pensionista do Exército Ana Lúcia de Souza Leal, esta enferma grave com problemas ósseos crônicos, solicita ainda se a moléstia lhe isenta dos descontos de imposto de renda, qual é o amparo, moro em Campo Grande-RJ, na Rua Camanducaia nº 450 – CEP 23.052-140 – tel. 21 24156952, aguardo ansiosa pelas informações acima solicitadas, se V. Exa. quiser pode utilizar o mesmo veículo utilizado por hotmail.
    Com Grande Apreço e Distinta Consideração.
    Ana Lúcia de Souza Leal

  79. Já não é hora dos militares pensar em movimentos de greve, pois deste que votamos temos direito como qualquer outro cidadão

  80. Fernando Reys disse:

    Não tenho nada contra os homossexuais…o que me espanta é que os mesmos enchem de

    mer… aquilo que mais gostam!

  81. "PROMISCUIDADE" disse:

    Olá Márcio, li tua carta dedicada ao Deputado Bonsanaro. Estive olhando alguns comentários em alguns sites, como por exenplo, uma matéria em que este ser, o deputado, dizia estar “se lixando para esse povo”. Mas o curioso, não foi a matéria, mas sim os comentários. As pessoas confundem liberdade de expressão, com desrrespeito, ignorância, falta de respeito, falta de humanismo, etc. Ter liberdade de expressão é poder falar de algo, de forma claro, coerente e respeitosamente; também saber flar de uma coisa que se sabe. Algumas pessoas dizem que a homosexualidade é opção, se você assim, as pessoas acham que gostariamos de escolher um caminho de sofrimento, preconceito? E outra, a promiscuidade não esta ligada a opção sexual, cor, etnia, e as muitas das vezes criação. Acho que algumas pessoas que falam sobre esta palavra, não devem conhecer teu significado ( promiscuidade: 1- Convivência chocante de pessoas de sexo diferente e de condições sociais diversas; mistura confusa e desordenada de seres no mesmo ambiente; heterogeneidade; 2- Maldade. A promiscuidade pode ser visual, cinética e/ou sonora; 3- manter relações sexuais com diversos parceiros ou parceiras. ).
    Mesmo sabendo, não somos nós que devemos preocupar em julgar ou ao outro. Uma pessoa para julgar a outra, tem quer ser num mínimo dotada de nenhum defeito. Vi comentários de pessoas dizendo que são fãs do deputado, dizendo que o brasil precisa de pessoas que mostrem sua opinião, acho que o brasil precisa de pessoas que falem menos e façam mais, acabando com a corrupção, os assassinatos, os roubos, a flata de informação, a educação, mas isto não depende só do governo e sim de cada um de nós.
    Também não acho certo algumas organizações homosexuais inventarem de levar folhetos mostrando a crianças como é o relacionamento homo-afetivo. Acho que seria interessante mostrar as crianças como aprender a lidar com as diferenças, o que é respeito, e aos pais, pois, por exemplo, não adianta domesticar um único animal, se o seu rebanho é selvagem.
    Infelismente é muito dificil “abrir a mente” de algumas pessoas, pois a ignorância, não estar presente somente na educão, mas sim em sua essência.
    Infelismente as pessoas estão focadas a tratarem de coisas fúteis, enquanto o país e sugado por grandes corruptos. Tanta coisa para se descutir, para falar e as pessoas estão preocupas com a “foda” dos outros (rsrs).
    Parabéns pela carta. Seria bom que não só ele lesse, mas também as pessoas que são mal informadas, para começar a melhorar e aprimorar suas respectivas opiniões, antes de escrever qualquer coisa em algum lugar apoiando pessoas que dizem apenas dizer a verdade e ser sincero.
    Grande abraço!

  82. bruno disse:

    Eu não sei não viu, mais eu acho que esse Tiago ai é viu… pelo jeitinho que ele escreve.. isso deve ser porque algum gay já deu um fora nele, ai ele tem tanta raiva assim, coitadinho… mais essa coca ai e fanta viu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: